quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O que é ser um missionário?



Todo missionário é um discipulo de Jesus.
Todo discípulo tem o desejo de ser parecido com seu mestre. Ser discípulos de Jesus é está sob suas ordenanças esforçando para imitá-lo em tudo. Pois “...o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”. (Atos 10:38; Lucas 6:27-36 – “Jesus andava por toda parte fazendo o bem as pessoas”. Para sermos parecidos com nosso Mestre e Salvador e seus primeiros seguidores, deveríamos perguntar a nós mesmos cada dia: “Tenho andado por todos os lugares fazendo o bem as pessoas? Que coisa boa posso fazer hoje para a honra e glória do Senhor Jesus? Jesus fez o bem ensinando, curando, alimentando e confortando as pessoas porque Ele gostava de gente como eu. Precisamos amar as pessoas piores do que nós! ”Os sãos não precisam de médicos, e sim os doentes” (Mateus, 9: 12). "Se alguém quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois de que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma" (Mateus, 16: 24 - 26).

O que um missionário precisa entender para ser bem sucedido em sua missão?
Que:
1. Nenhuma cultura é superior a outra, mas diferente.
2. Não emitir juízo sobre os fatos sociais (fenômenos religiosos) (suspensão de juízo).
3. Ver, ouvir e escrever...
4. Qual é a idéia por detrás do fato? (a essência) > O missionário precisa ter – intuição... ‘que forças dominam em nosso meio?”
5. Busca pela visão êmica (a busca pela essência) – Ex. Quem é fulano e o que ele faz ou pretende fazer?). A Visão de “contiguidade” é uma visão mágica do mundo...
6. Não vivenciar os fatos sociais > Observação...
7.Toda cultura é auto-suficiente e completa. Tem perguntas e respostas para todos os conflitos da vida (O missionário precisa penetrar na cultura, saber quais as perguntas do povo e lhe dá respostas bíblicas...).
8. Quais as perguntas do povo? Quais os conflitos, anseios e dramas do povo... (Ex: Por que fazemos diferença entre os cultos semanais e o culto de domingo quando o principio é o mesmo? Por que usamos roupas diferentes etc?)
Sagrado e profano

O sagrado é um conceito básico para qualquer religião. Portanto, quem quer realmente compreender a religiosidade de determinado povo, precisa entender o que é sagrado para eles (ou o que é sagrado e profano para essa cultura).
Rev. Misael Ferreira de Oliveira