quarta-feira, 17 de julho de 2013

Nordeste & Missões

“Precisamos perguntar novamente onde ficam as áreas e os povos com maior carência. Talvez sejam bem próximos, ou talvez distantes. A evangelização mundial deve começar pelas regiões mais carentes, não necessariamente pelas regiões mais distantes". (Timóteo Carriker – A Visão Missionária na Bíblia).

O Sertão é a mais próxima e negligenciada fronteira da igreja brasileira. Longe dos olhos, às margens das iniciativas e estigmatizadas como “campo resistente”, centenas de comunidades rurais, onde vivem mais de 10 milhões de pessoas, clamam ano após ano por uma oportunidade relevante de ouvir o Evangelho.

Historicamente estas cidades do sertão têm sido classificadas como “resistentes” ao avanço da igreja evangélica devido à idolatria. Dados do IBGE, contudo, revelam um forte crescimento dos “sem religião” na última década, fazendo com que este grupo já seja o segundo mais numeroso em várias destas pequenas cidades. Juripiranga (9.500 hab.), no agreste Paraibano, com 22% de “sem religião”, é um exemplo.
A Paraíba, com 84 municípios com menos de 3% de presença evangélica, é o Estado mais carente do Evangelho no Brasil!

Mas a Paraíba também é estratégica para o avanço do Reino de Deus na região, pois é o centro geográfico do Nordeste. Partindo de João Pessoa, num raio de 700 km, temos 5 outras capitais, vários pólos regionais, como Campina Grande, Mossoró e Caruaru e centenas de pequenas cidades do sertão.



Nordeste é o maior desafio missionário da igreja brasileira. Ao mesmo tempo, por causa da alegria, fibra e criatividade de sua gente, é o maior potencial ainda não mobilizado, da própria igreja, para missões. Veja alguns números.
É a 2ª região mais populosa do Brasil (51 milhões hab.) e a que possui a menor porcentagem de evangélicos (13%);
É onde está a maioria (71%) das cidades menos evangelizadas do Brasil. Das 485 com menos de 3% de presença evangélica, 343 estão no interior nordestino; nessas regiões o protestantismo histórico é praticamente inexististe. Em alguns estados nordestinos o presbiterianismo histórico aparece no último relatório do IBGE com uma presença inexpressível. A porcentagem é a menor entre todas as denominações evangélicas.
Das 258 tribos indígenas brasileiras, 39 estão no Nordeste e, destas, 29 ainda não têm uma igreja capaz de evangelizar seu próprio povo sem ajuda externa;

Das 724 comunidades quilombolas (descendentes de africanos), 523 estão no Nordeste e onde, em sua grande maioria, ainda não existe uma única igreja;
Muitos outros  fatores negativos de ordem – política – social e religiosa estão intrinsecamente ligados ao nordeste brasileiro.



NOTICIAS RECENTES DO DESAFIO MISSIONÁRIO NO NORTE [Enviadas pelo missionário da região no dia 15 de julho de 2013.

Veja Esta População estas cidades no Cariri da Paraíba:
São João do Tigre - 5.000 habitantes
São Sebastião do Umbuzeiro – 4500 hab.
Zabelê – 2.500 habitantes
Camalaú – 7.000 hab
Sumé – 16.000 hab
Congo – 5.500 hab
Serra Branca – 13.000 hab
São João do Cariri – 5.000 hab
Prata – 5.000 hab
Ouro Velho – 3.100 hab
Amparo 3.000 hab
Coxixola – 2.200 hab
Total de Habitantes: 71800 habitantes

Estas cidades tem numero reduzido de evangélicos, não tem IPB, a maioria dos evangélicos não defende o evangelho da graça, estas cidades estão no Cariri paraibano. Pb. Missº Veronilton Paz (Monteiro-PB) Numero 83 9971-3627

“A igreja precisa se incomodar com a fome, a miséria, o descalabro, amedicância, o fenômeno da favelização da cidade, envolvendo-se com os famintos e os excluídos, enxergando a si mesma como resposta de Deus para a vida das pessoas”. (Ariovaldo Ramos).

Projeto Macedônia. Fazendo Missões em solo árido com as sementes disponíveis em nossas mãos (Salmo 1265,6).
Informações: (21) 2683-0207 e 9393-8725
rev_misael@superig.com.br
www.projetomacedoniamisael.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário