segunda-feira, 24 de março de 2014

O HOMEM CRISTÃO NA PESPECTIVA DE DEUS.

 “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade...” (Êxodo 18:21).
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ezequiel 22:30).
“Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João” (João 1:6).
                   Os textos acima descrevem situações diferentes e de extraordinário valor pedagógico. Na primeira, o povo de Deus necessita de homens de verdade para liderança na condução do povo de Deus.  Na segunda, Deus busca UM HOMEM e não o encontra... Na terceira, Deus encontra UM HOMEM e o envia... Os objetivos de Deus eram os mesmos, tanto em relação ao HOMEM BUSCADO, como em relação ao HOMEM ENVIADO. E estes objetivos ainda hoje prevalecem especialmente, para nós, em relação ao homem cristão. Ao discípulo de Jesus.
                   Deus quer encontrar e enviar homens capazes de aborrecer a avareza, homens capazes de interceder, capazes de ‘por a mão na brecha’. No caso de Ezequiel, o muro estava fendido, havia brechas, havia rachaduras profundas... a nação estava quebrada. Havia grandes rachaduras espirituais, morais e econômicas... E alguém precisava estar ali para ajudar! As crises que se abatem sobre a nação [sobre a igreja] demandam de homens crentes sensibilidade para interceder. É fácil atirar pedras; qualquer irresponsável o faz... É fácil resistir (2 Tm 3:8,9 ). É fácil criticar visando destruir; qualquer medíocre pode fazê-lo... Mas interceder perante Deus, com amor responsável, não é fácil para a maioria! Deus quer encontrar e enviar HOMENS CAPAZES DE APONTAR O VERDADEIRO CAMINHO aos viajores[1] tresmalhados.[2]
                   Lembro-me das palavras de uma jovem presbiteriana antes de sua pública profissão de fé: “Há muito eu buscava o caminho; eu sabia que o caminho existia, só não sabia onde encontrá-lo. Vindo a esta Igreja, eu encontrei o caminho.” Sim, aquela pessoa encontrara a Jesus! É esta a necessidade maior do mundo contemporâneo. E este é o desafio supremo ao homem cristão. Por isso mesmo, nossa oração deve ser no sentido de que o Senhor faça sua vontade[3] em nossas vidas e só assim seremos verdadeiros pescadores de alma, e verdadeiras testemunhas para a glória de Deus na mediação Sacrossanta e suficiente de Jesus Cristo.

Rev. Misael Ferreira de Oliveira
Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil
rev_misael@superig.com.br


[1] Pessoa que viaja. = VIAGEIRO, VIAJANTE...
[2] Perdido, fugido, desgarrado, transviado: ovelha tresmalhada.
[3] A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Rm 12:2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário