sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Em se trantando de revitalização e contextualização na plantação de novas igrejas, precisa se precaver de dois projetos correntes no contexto religioso:

·       Projeto Galinha





Projeto Coiote (O desenho do Papa-Léguas é uma representação de um modelo de planejamento estratégico...)


O problema não é a falta de projeto:
O Coiote já apresentou dúzias, se não centenas de projetos engenhosos para capturar o Papa-Léguas – e todos poderiam ter dado certo se fosse feito um planejamento um pouco mais cuidadoso. A questão é que o Coiote tem muita pressa para sentar e planejar as coisas.
O que o Coiote e o mensageiro do evangelho têm em comum? Ambos se aventuram bem perto do penhasco dos Grand Canyon da vida. Também se vêem num terreno incerto, e levam tombos. Também fizem aquele olhar do tipo “rapaz, isso vai doer!”. Também olham para cima, do fundo da lama, aturdido e estupefato.
Mas o Coiote possui uma coisa que nem sempre temos. Ele é invencível. Nunca fica machucado. As quedas não o perturbam. Na cena seguinte ele está empilhando dinamite ou pintando uma parede, deixando-a parecer um túnel. Em segundos, ele sai da lama e volta a caçar.

APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO (Filipenses 4.10-13)
Como viver contente em toda e qualquer situação?
1. Eu aprendi... A primeira lição que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso; é o resultado de um longo aprendizado. É um comportamento adquirido, uma conquista na caminhada com Deus (Salmo 90:12).
                                 A palavra grega aqui é: emaqon que dizer: “aprender” nas coisas. Na “escola da vida”, nas circunstâncias... A vida com Deus, o caminhar com Jesus tem um caráter puramente disciplinador e pedagógico (educacional e formativo). Jesus tem um pedagogia especial de ensino para seus discipulos.
Enquanto a maioria das pessoas aprendem a se tornarem "fechadas", desconfiadas, criticas e entristecidas com as amargas experiências da vida, o Apóstolo Paulo, com estas mesmas experiências, comuns a todos nós, aprendeu o segredo do viver contente.
Ele considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.
Será que é isto que nos falta, uma "atitude de aluno", positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos?
2. A VIVER CONTENTE... A palavra traduzida como "contente" neste texto bíblico é a palavra grega autarkes ou autokratés, de onde vieram também as nossas palavras Autarquia e Autocrata.
Autarquia significa: Governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia. Autocrata significa: Soberano absoluto e independente. O que será que o Apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra, que estava rindo à toa em meio às tempestades? Não! É claro que o sofrimento incomoda. O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é  que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Aprendi a manter o controle...
Esta é a segunda lição que podemos tirar deste texto bíblico. E quanto a nós, já aprendemos isto?
3.TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico. As aplicações mais comuns são essas: Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece. Bem, não é nada disto! O que o Apóstolo disse foi: Tudo posso ADMINISTRAR naquele que me fortalece. Ele APRENDEU, porque Cristo o fortalecia. A VIVER CONTENTE, porque Cristo o fortalecia. EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO... Em nenhum momento o Apóstolo pretendeu nos ensinar alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós. Ele tão-somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle da situação - fosse ela qual fosse - porque Jesus Cristo o fortalecia.
CONCLUSÃO: O cristão, como qualquer outro ser humano, pode passar por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância. Mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação.  No entanto, a plenitude deste aprendizado só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender poderão um dia repetir com honestidade as palavras do Apóstolo:
APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO!