segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

QUÃO GRATIFICANTE É SER UM MENSAGEIRO DE DEUS!!“Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isaías 52:7).


“assim será a minha palavra que sair da minha boca. Não tornará para mim vazia, mas efetuará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isaías 55:11).

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

VERITATIS SPLENDOR
O que significa dizer que Deus “governa todas as coisas” e “dispõe delas à Sua vontade”?
Significa que nada, absolutamente nada ocorre no universo [e fora dele] sem que haja ordem ou permissão de Deus. Sua Providência dirige todas as coisas para o Seu objetivo final. Deste modo, permite que do mal se obtenha um bem maior.
“pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. ” (Cl 1:16,17); “Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade” (Cl 2:10); “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; Eu,Yahweh, faço absolutamente tudo!” (Is 45:7).

“Concluímos, pois, que não somente o céu, a terra e todas as criaturas destituídas de razão, são governadas por sua providência, mas também os conselhos e os desejos dos homens, e que os governa de modo tal que os conduz ao propósito determinado por ele. E então? Dirá alguém, nada se faz ou acontece por acaso ou por contingência? Respondo que foi muito bem declarado por Basílio quando ele escreveu que Sorte (Fortuna) e Acaso são palavras pagãs, cujo significado não deve entrar num coração fiel. Porque, se toda prosperidade é bênção de Deus, e toda adversidade é sua maldição, não resta nenhum lugar à sorte em tudo quanto sobrevenha aos homens” (João Calvino – As Institutas. Edição especial. Vol. 3, p. 75).
A providência de Deus, a qual é ensinada na Escritura, é o oposto da sorte e dos acontecimentos atribuídos ao acaso. Todo e qualquer eventos são governados pelo conselho secreto e sábio de Deus. Para os crentes, permanece o princípio: “O que nos parece contingente, a fé reconhecerá haver sido secreta injunção de Deus”. Em ressumo: Deus não faz nada sem razão![Rev. Misael Ferreira de Oliveira] rev_misael@superig.com.br 

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A IGREJA NA ORIGEM DIVINA
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18).

“Devo, portanto, começar com a igreja, no seio da qual Deus se compraz em reunir seus filhos, não apenas para que sejam nutridos por meio de seu auxílio e ministério, enquanto ainda são como crianças, mas também para que sejam guiados por seu cuidado maternal, até que alcancem a maturidade e o propósito da fé. ‘Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem’ (Marcos 10:9). Pois, para aqueles para quem Deus é pai, a igreja também deve ser como mãe... Você não pode ter Deus como pai a menos que tenha a igreja como mãe”, e “Fora da igreja não há esperança de remissão dos pecados, nem qualquer salvação... Aprendemos desta simples palavra “mãe”, o quão útil (e na verdade, o quão necessário) faz-se conhecê-la. Pois, não há outra maneira de viver, a não ser que esta mãe nos conceba em seu ventre, nos alimente em seu seio e nos mantenha sob seus cuidados e orientações.” (João Calvino) 



sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O DEUS QUE CHAMA E A CHAMADA DE DEUS!
DOIS GRANDES MISTÉRIOS ESTÃO ENVOLVIDOS NO CHAMADO DE DEUS E RESPOSTA DO HOMEM.
16. Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.
17.  Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
18.  Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.
19.  Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes.
20.  E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus. (Marcos 1:16-20).

A narrativa bíblica nos mostra com precisão a confiabilidade que os discípulos de Jesus (as pessoas que atendem o chamado) têm na sagrada convocação: abandonaram o que lhes tinham de mais precioso em suas vidas: emprego, salários, amigos, alguns deles deixaram suas famílias para segui-Lo.
Por que alguém é capaz de fazer isso? Sabe, às vezes não paramos para refletir: algo aconteceu a essas pessoas para que se tornassem verdadeiros  discípulos de Jesus. Algo extraordinário aconteceu no coração desses homens para que abrissem mão dos ‘prazeres, conforto e segurança’ material e passassem a serem verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. E isto os atingiu de tal forma que não se importavam em ser pobres ou passar fome por Jesus. Não se importavam em enfrentar tais dificuldades que os fizeram chorar ou serem párias da sociedade por causa do nome de Cristo. A sua esperança de felicidade, sua expectativa de alegria, não estava alicerçada neste mundo, mas em Cristo e em Deus, e no mundo que há de vir!
Da mesma forma acontece nos nossos dias. Para uma pessoa largar o seu ‘mundo’, seu ‘castelo’ de conforto, segurança, acomodação e pegar a ‘estrada’ missionária e se lançar na grande Seara de Cristo, é necessário que algo extraordinário tenha acontecido no coração dessa pessoa. Ninguém se torna um servo ou missionário de Jesus por iniciativa própria. É Deus quem chama e envia soberanamente. A iniciativa é de Deus. Somente uma ação graciosa e soberana de Deus no coração do homem o leva a abandonar tudo, se necessário for, e tornar-se um discípulo verdadeiro, e naturalmente um MISSIONÁRIO, um mensageiro DAS BOAS NOVAS DO REINO DE JESUS CRISTO. Rev. Misael Ferreira de Oliveira


segunda-feira, 4 de setembro de 2017

“O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam!” (Salmo 118:7)
Deus está entre os que nos ajudam, e não entre os que nos atrapalham!
Existem algumas pessoas que me sustêm, e Deus é um deles; a principal dentre elas; outrossim,  nenhuma delas poderiam fazer  qualquer coisa a meu favor ou associar-se a mim na obra do evangelho, se Ele não movesse o coração para está comigo nesta tarefa!

Toda criatura é para nós aquilo que Deus fez com que ela nos seja (e nada mai). Rev. Misael Ferreira de Oliveira.

sábado, 2 de setembro de 2017

A RECEITA DA FOME!
DAS GRANDES TRAGEDIA E CATÁSTROFES QUE ATINGEM A HUMANIDADE, A FOME É PIOR DE TODAS ELAS!
Qual é a causa da fome? E o que vai acontecer com os que a promovem e com os que a combate??? (Leia o pronunciamento de Jesus em Mateus 25:31 – 46:
31. Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32. e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
33. e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
35. PORQUE TIVE FOME, E ME DESTES DE COMER; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
36. estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
38. E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
39. E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
40. O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
42. PORQUE TIVE FOME, E NÃO ME DESTES DE COMER; tive sede, e não me destes de beber;
43 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
44. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
45. Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
46. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna [Rev. Misael Ferreira de Oliveira - rev_misael@superig.com.br].

terça-feira, 29 de agosto de 2017

ASSOCIADOS A CAUSA DO EVANGELHO DE CRISTO!
“Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Mecedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, se não unicamente vós outros” (Fp 4:14-15).
Os membros desta igreja cristã se ASSOCIARAM A CAUSA NOBRE DO EVANGELHO no ministério do apostolo Paulo.
Os filipenses tomam parte nas aflições do apóstolo. Paulo via a participação dos filipenses em suas tribulações como o agir de Deus para fortalecer o seu coração. A expressão “tomar parte” (v.14) sugere a ideia de “partilhar com, ou coparticipar de”. A igreja de Filipos estava participando das aflições e tribulações com o apóstolo. Ela sentia as agrura de sua prisão. Por outro lado, o apóstolo sentia-se abençoado por Deus pelo fato de ser lembrado com tamanho amor e ternura pela comunidade cristã filipense.
 O exemplo da igreja após o Pentecostes. A igreja de Filipos vivia a mesma dimensão de serviço da comunidade de Jerusalém nos dias de Pentecostes (At 2.45-47). Com o seu exemplo, os filipenses nos ensinam que “tomar parte”, ou “associar-se”, nas tribulações de nossos irmãos é mostrar-se amorosamente recíproco. Ou seja: devemos nos amar uns aos outros, pois assim também Cristo nos amou.
 A missão da Igreja quanto a sua responsabilidade missionária e social não são e nem pode ser realizada individualmente. NÃO EXISTE FORÇA INDIVIDUAL. NINGUÉM FAZ NEM SE REFAZ SOZINHO! A Igreja do Senhor é um corpo (1º Coríntios 12:12-31) que somente com todos os seus membros saudáveis e perfeitamente sincronizados na mesma direção, pode fazer uma grande obra para a glória de Cristo. Se a filosofia empresarial é: “Ninguém é empreendedor sozinho” (L. Marins), com a igreja não pode ser diferente. Nesta proposta missionária de levar auxílio [assistência] aos campos e irmãos conforme Gálatas 2:10, bem como levar as Boas Novas do Evangelho por todos os lugares possíveis, temos contado com o apoio voluntário de irmãos e igrejas. As irmãs das SAF’s (Sociedade Auxiliadora Feminina) são as maiores cooperadoras como força de integração missionária. Tal como a igreja em Filipos, elas se associaram a causa do evangelho...
 ‘Associe-se’ a esta causa, a causa do Senhor. ‘Agregue-se’. Abrace essa ideia...
O Projeto “Macedônia” (At 16:9) é para quem sai andando e chorando enquanto semeia (Sl 126:5,6), fazendo missões em solo árido com as sementes disponíveis em nossas mãos! Você pode acrescentar a ‘Semente’ e ampliar o plantio. Para ajudar, para abraçar, para ser um canal de bênção, você muitas vezes não precisa ir, mas você impreterivelmente precisa associar-se a causa. Seja um cooperador missionário. Desta forma, você estará presente com aqueles que vão. Seja um “suporte” na missão do evangelho. Torne-se um “parceiro desse projeto”. Se - associe nas causas do evangelho de Jesus Cristo!



quarta-feira, 16 de agosto de 2017

CONHEÇA O PROJETO MACEDÔNIA!
O Projeto Macedônia foi organizado oficialmente em 31 de agosto de 2008 em parceria voluntaria com igrejas presbiterianas, federações de SAF’s e irmãos da Baixada-Fluminense, RJ [Alguns desses irmãos e igrejas permanecem firmes até o dia de hoje].
É um projeto MISSIONÁRIO de ASSISTÊNCIA aos santos e campos em suas necessidades nos rincões do sertão nordestino e onde a necessidade exige em qualquer parte do País. A cada ano são distribuídas gratuitamente 1.000 (mil) bíblias, outras literaturas e doações diversas..., e Neste sentido, cabe destacar a diferença entre ASSISTÊNCIA e ASSISTENCIALISMO. A ASSISTÊNCIA sempre fez parte intrínseca da missão e natureza da Igreja Cristã em sua história (Ver: Mateus 25:31-46; Atos 2:42-47; Romanos 15:25-26; 1ª Coríntios 16:1-4; 2ª Coríntios 8:1-5; Gálatas 2:10; 1ª João 3:17). HÁ SITUAÇÕES NA MISSÃO CRISTÃ QUE EXIGE ASSISTÊNCIA MAIS QUE A PALAVRAS (Rm 12:20) MAS QUE O JEJUM E ORAÇÃO (Is 58:5-7; Mt 25:31-46). Já o assistencialismo não vê além da necessidade física e, portanto, não almeja nada mais. A Bíblia descreve o homem como uma DICOTOMIA EXISTENCIAL (Corpo e alma) necessitando do poder do Evangelho em sua integralidade. Assim pensa o PROJETO MACEDÔNIA. O mal não está apenas no coração humano, mas também nas estruturas sociais... A missão da Igreja de Jesus inclui tanto a PROCLAMAÇÃO GENUINA DO EVANGELHO DA GRAÇA quanto sua demonstração (Tg 2:14-26).
Nossa preocupação cristã na missão deve ser a apresentação correta de Deus conforme exarada em sua Palavra e e seu perfeito plano de salvação em Cristo. POIS, POIOR DO QUE NÃO CONHECER A DEUS É CONHECÊ-LO DE FORMA ERRADA. Daí que o Projeto Macedônia junta ORTODOXIA e ORTOPRAXIA.
Junte-se a nós! Coopere com esse projeto missionário. Esse anos, a despeito da crise financeira, muitas doações foram efetuadas e viagens missionárias realizadas. Nossa viagem para os Campos Áridos do sertão nordestino está se aproximando, estamos plenamente certos que o nosso Deus em Cristo Jesus, segundo sua graça suprirá todas as nossas necessidades! [Fp 4:19].
rev_misael@superig.com.br ou pelas redes sociais. www.facebook.com/SecretariaPresbiterialDeEvangelizacaoeMissaoPRCF/

 

quinta-feira, 3 de agosto de 2017


Culto no lar é o que gera a disciplina infantil na igreja, a presença pontual na EBD, a oração sóbria e a boa postura no culto público. Como diriam os Puritanos: "a família é o celeiro da igreja". Toda e qualquer estratégia de Reforma eclesiástica deve ter como base a noção de que não é a igreja local que sustenta a comunhão familiar, é a comunhão familiar em Cristo o que sustenta a igreja local. — Daniel Jardim



sexta-feira, 28 de julho de 2017

“Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres” (Gálatas 2:10)
Um novo levantamento feito pela Fundação Abrinq mostra que entre as crianças e os adolescentes de zero a 14 anos, 40,2% se encontram em situação de pobreza no Brasil. Isso significa que o país tem mais de 17,3 milhões de jovens pobres.
Se a gente olhar só os números absolutos, a região Sudeste tem mais de 4,5 milhões de crianças e adolescentes vivendo em condição de pobreza familiar. Vamos fazer um exercício básico...daqui a dez anos, a gente pode imaginar como estarão esses 17 milhões de jovens? Mas essa pergunta requer outra pergunta: O que a igreja cristã hodierna está fazendo?




terça-feira, 2 de maio de 2017

OS EFEITOS DO POUCO QUE FAZEMOS EM NOSSOS ATOS MISSIONÁRIOS!

Tenho a elevada honra em CRISTO de informar aos queridos irmãos no SENHOR e cooperadores missionários um dos muitos e comoventes depoimentos de pessoas que foram alcançadas pelas doações missionárias através do PROJETO MACEDÔNIA. Isso porque DEUS NA GRAÇA MARAVILHOSA DE CRISTO JESUS dispôs vossos corações para cooperar com esse Projeto Missionário que vai aos lugares mais simples e longínquos para encontrar e alcançar pessoas em suas muitas necessidades físicas e espirituais. Deus abençoe ricamente sua vida e família conf. Filipenses 4:19.



quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

VIAGEM MISSIONÁRIA/2016 PROJETO MACEDÔNIA

O Projeto Macedônia foi criado em 31 de agosto de 2008 segundo os intentos do coração de Deus para os nossos corações com a finalidade prática de juntar ‘Ortodoxia e Ortopraxia’. Pietas et etiam caritas (O culto devido a Deus (pietas) e o amor devido ao próximo (caritas). Fazer missões sem fronteiras denominacionais e culturais fazendo Deus conhecido em Cristo Jesus não mercadejando sua preciosa, suficiente e inerrante Palavra (2ª Co 2:17), e assistindo [sem assistencialismo] os santos em sua necessidades (conf. Rm 12:20; 15:25,26; 1 Co 16:1-4; 2 Co 8:1-5; Gl 2:10) no ‘cerne’ do sertão nordestino. Amparados pela boa graça de Deus e contando com a simpatia, orações e cooperação de alguns irmãos em Cristo, foi realizado para a glória de Deus mais uma viagem missionária para o sertão nordestino. Financeiramente foi uma das viagens missionárias mais difíceis considerando a crise atual da nação brasileira que atingiu a Igreja do Senhor [pela 1ª vez ficamos com Déficit (Saldo negativo entre a receita e a despesa... débito financeiro). 1 Mesmo assim, foi possível ‘IR’ sob a ordem do Senhor da Grande Seara entendendo a proposta de sua Palavra no que diz: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...” (Ec 9:10). “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens” (Colossenses 3.23), “se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (1ª Pe 4:11). Tendo a elevada honra em Cristo de vos apresentar um sucinto relatório desta excelente viagem missionária, outrossim, agradecer as orações e cooperações, na certeza plena de que: “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp 4:19). Rev. Misael [rev_misael@superig.com.br]