quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MODELO MACEDÔNIO

Programa de administração para a sobrevivência, “a serviço dos santos pobres  “Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.” (Romanos 15:25-26).“Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salva a quem por isso suspira” (Salmo 12:5).

Parafraseando: “Mas, agora, estou de partida para o nordeste brasileiro, a serviço dos santos. Porque aprouve aos irmãos e algumas igrejas do Sínodo Oeste-Fluminense - RJ levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem naquela região de solo árido, atingidos pela seca.”
Paulo coletou uma oferta dos gentios convertidos e planeja levá-la a Jerusalém e distribuí-la aos crentes judeus que estavam vivendo em meio à hostilidade e pobreza.
A palavra “aprouve” mostra que essa coleta vinha sendo feita voluntariamente pelas igrejas, em boa atitude de contribuição, que são elementos que emprestam valor a qualquer oferta (2 Co 9:7). Outros derivativos dessa palavra são ousados pelo apóstolo em diferentes partes de suas epístolas. (1 Co 1:21; Gl 1:15).
O descaso político as secas constantes e agora a maior seca dos últimos 47 anos têm dilapidado a dignidade e os bens comuns de muitos cristãos residentes no sertão nordestino, o que reduzirá muitos à mais extrema pobreza. Com a ausência das chuvas, o número dos crentes pobres no nordeste deve aumentar consideravelmente nos próximos meses.Seria de bom alvitre que em nossas igrejas fosse criado um fundo ou um tesouro comum, do qual se pudessem fazer doações (esmolas) e auxílios. A disposição do coração crente em fazer ‘esmolas’ é uma fortíssima virtude, o A.T., considera como um sinal de piedade e retidão.Na presente referência, Paulo menciona apenas a Macedônia e a Acaia como regiões envolvidas na coleta, mas o trecho de I Co 16:1 informa-nos que a Galácia também participava da mesma.Semelhantemente aos dias de Paulo, são poucas as igrejas envolvidas nesse ministério nos dias atuais, mesmo vivendo em condições financeiras confortáveis. Vive-se hoje bem próximo a realidade dos dias de Paulo: Pobreza extrema no Nordeste, riqueza, luxo e muito desperdício no sul e sudeste brasileiro. Vivemos um quadro semelhante às acusações de Isaías 1:21-23, onde os defensores dos pobres não deveriam mais ser encontrados na cidade. Isaías 58:4-12 é uma boa passagem para aqueles que buscam construir uma base sólida de justiça social bem como para uma vida de culto constante que agrada a Deus (Rm 12:1-2).Apelo: “recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência” (Gl 2:10). Deixa-te parecer com os irmãos Macedônios! “Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. E não somente fizeram como nós esperávamos mas também deram-se a si mesmo primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus”. (2ª Coríntios 8:3-5). Associe-se comigo neste ministério a exemplo dos filipenses (Fp 4:15-19).

Acompanhe em:
Seja um mantenedor:
Coopere:
Banco do Brasil
Agência:     2390-6
Poupança: 7.732-1Variação: 051


Nenhum comentário:

Postar um comentário