sábado, 11 de março de 2023


 

MISSÃO: ACRESCETANDO SABEDORIA AO ZELO

ZELO SEM CONHECIMENTO PREJUDICA MISSÕES

Ilustração:

Havia uma deliciosa bebida com efeitos colaterais positivos e poderosos. Todos que a bebiam amavam aquilo. Era uma bebida não somente gostosa, mas também saudável.

Os consultores de vendas viram maravilhosas possiblidades. Essa bebida poderia ir a qualquer lugar! Então, eles convenceram o homem que havia criado a bebida a deixar os planos de expansão do negócio nas mãos deles.

Dentro de semanas, garrafas da bebida começaram a aparecer em grande número, primeiro nas cidades mais próximas e, então, por todo o país. Uma larga campanha publicitária foi unida aos boatos espalhados pelas poucas pessoas que beberam o produto original.

Contudo, quando as pessoas pegavam, abriam e bebiam as garrafas, elas ficavam desapontadas.  Era uma boa bebida. Mas não era aquilo que elas haviam ouvido de seus amigos ou visto nos outdoors. Era… mais uma bebida, como tantas outras nas prateleiras das lojas.

Quando o proprietário original soube a resposta das pessoas, ele não podia acreditar. Seu produto nunca havia falhado. Como isso pode ter acontecido? Ele foi a uma loja, onde várias prateleiras estavam enfileiradas com todos os tamanhos de garrafa da sua bebida, abriu uma e bebeu.

Então, ele entendeu.

Para produzirem e venderem sua bebida tão rapidamente e em escala tão vasta, os consultores haviam mudado e barateado o produto. Aquilo não era mais sua bebida original.

Mas agora sua oportunidade de introduzir a bebida à nação estava perdida. Ele havia começado com um único problema – ninguém conhecia a bebida. Agora ele tinha um problema muito pior – todos a conheciam. Ou, pelo menos, pensavam que conheciam. Mas aquilo que eles haviam bebido era falso. A oportunidade daquele homem havia sido perdida para sempre?

(Qualquer semelhança desde ilustração com os dias atuais é pura coincidência)

Não há dúvida de que a comissão de Jesus de levar as Boas Novas ao redor do mundo se tornou mais desafiadora devido àqueles que – em nome do alcance de mais números mais rapidamente – acabaram substituindo o produto real por um produto aguado. Eles tiveram sucesso em fazer crescer algo rapidamente, mas não está inteiramente claro o que é esse algo.

ZELO SEM CONHECIMENTO PREJUDICA MISSÕES; esse zelo pode até levar à condenação (veja Romanos 10.1-3). Contudo, muito frequentemente, igrejas assumem que a sinceridade de seus esforços compensa quaisquer deficiências em seus métodos. O senso de urgência leva especialmente a uma obra de missões apressada, não saudável e insensata.

________________________

Mark Dever é diretor do Ministério 9 Marcas, nos Estados Unidos, e pastor da Igreja Batista de Capitol Hill, em Washington D.C. Graduado na Universidade de Duke, obteve mestrado em Divindade no Gordon Conwell Theological Seminary e Ph.D. em História Eclesiástica na Universidade de Cambridge.

 

Projeto Macedônia: Harmonizando Ortodoxia e Ortopraxia na Missão da Igreja Brasileira

www.projetomacedoniamisael.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário