quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Missão Holistica e Integral da Igreja

“... ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado.” (Mt 28:20a).
“... Aprendemos para ensinar. E quando ensinamos, aprendemos. Você só pode ensinar se você aprendeu antes. E quanto mais você procura transmitir, mas você cresce” (Rev. Guilhermino Cunha).

A visão de um ministério integral da Igreja, conforme o próprio Senhor da Igreja ensinou, passa por: 
-> 1º. ADORAÇÃO (proskineus = Homenagem) "Adoração é a jóia perdida da Igreja Evangélica!" (A.W.Tozer) em espírito e em verdade (João 4:23-24), o culto (latreu = culto) que agrada a Deus.

-> . Passa pelo ministério da EVANGELIZAÇÃO: Em grego, o verbo é utilizado para resumir a expressão «anunciar boas notícias»: alguém que é «evangelizado» é, basicamente, alguém a quem «foi dado a conhecer». Pode ser usado para anunciar um nascimento, um armistício ou um novo líder. Não tem, por si só, um significado religioso. No entanto, e apesar de ser quase um lugar- comum, foi esta a palavra escolhida pelos cristãos para descrever o aspecto mais precioso da sua fé: o anúncio da ressurreição de Cristo.

-> 3º. MISSÃO: "missão" e "evangelização" não são sinônimos, no entanto estão indissoluvelmente unidos na teologia e na prática. A missão é mais ampla que a evangelização. Missão significa a tarefa global que Deus confiou à Igreja para salvar o mundo: a Igreja é enviada ao mundo para amar, servir, pregar, ensinar, curar, libertar. "Evangelização é missão, mas a missão não é somente evangelização" (Moltmann). Fazer discípulos, pregar o evangelho (1º Tm 4:2), fazer missões urbanas e missões rurais, missões dentro e fora da cidade, do estado, dentro e fora do País. Paul Tillich tem razão ao dizer que “Toda vez que membros da igreja se encontram com aqueles que estão fora da igreja, são missionários da igreja, voluntaria ou involuntariamente. Seu próprio ser é missionário”. Daí vem a grande verdade: O crente que não evangeliza é evangelizado. O crente que não é um missionário, é um campo missionário. O crente que não investe em sua igreja, outras igrejas investem nele. Quem não trabalha dá trabalho.

-> 4º. Passa também pelo ENSINO = didaquê “A doutrina dos apóstolos”. “Sempre que os cristão perdem a sua confiança na Bíblia, eles também perdem o zelo pelo evangelismo. Inversamente, sempre que estão convencidos sobre a Bíblia, estão determinados sobre o evangelismo.” “Dizer “Esqueça a doutrina, vamos evangelizar” é tão ridículo quanto uma equipe de futebol que diz: “Esqueça a bola, vamos continuar o jogo”. (Peter Lewis) O sincretismo religiosos que entrou na Igreja solapando o culto genuíno é resultado de uma liderança fraca com um ensino fraco ou da ausência de doutrina. (At 2:42). Como alguém pode ensinar se nada aprendeu? Esse é um principio ‘a fortiori ratione’. A visão de um ministério integral passa também pela educação, instrução. (Não há nada mais temível do que a ignorância em atividade. 

-> Se você acha caro a educação é porque não sabe o preço da ignorância! 
“Se conhecimento pode trazer problemas, não é sendo ignorante que podemos solucioná-los” (Issac Assimov).Tanto a educação acadêmica, como a educação cristã, teológica. 5º. E passa pela AÇÃO SOCIAL –Koinonia – Comunhão. 
O exercício da caridade cristã! Aqui se constata o maior e mais grave pecado de omissão da igreja – contrariando a pedagogia de ensino e ministério de Jesus. Mat. 9:35-38; 25:31-46 – principalmente pela natureza financeira da Igreja nos dias atuais. Hoje, a Igreja não está mais nas condições de Atos 3:6, pelo contrário: ela tem prata e muito ouro. É o amor encarnado. Ortodoxia e piedade. A fé vivida (Ver. Tg 4:17). Observa-se que os crentes primitivos conforme em Atos 2:42-47, sentiam prazer na convivência espiritual dos irmãos. O versículo 44 diz que eles estavam sempre junto. Essa Igreja tinha uma visão de equipe – ela não trabalhava sozinha. Enquanto juntos somos forte. Separados somos fracos. Nós precisamos estar mais juntos. A igreja passa a ter esse modelo de atos, quando ela passa a ser povo. Nós decidimos a forma de viver como igreja. Nós podemos iniciar uma proposta de mudança, de transformação a partir de nós. Precisamos amar as pessoas que trafegam por nossas vidas! Com o passar do tempo nós temos perdido essa importante e não menos urgente dimensão! A Igreja tem a missão mais nobre da terra: 1º ela é a única agencia credenciada por Cristo para preparar e conduzir o homem para o céu nos méritos de Cristo (Mt 16:19). 2º a Igreja tem a missão nobre da humanização. Ele humaniza (At 2:42-47). 

“As grandes verdades da revelação e o estudo das doutrinas mais difíceis da Bíblia têm ocupado a minha atenção e despertado profundo interesse, mas tenho negligenciado excessivamente o cultivo do coração e de uma piedade pessoal e vital”. “Quanta verdade especulativa eu aceito, que não exerce qualquer influência controladora em meus princípios e motivos”(Ashbel Green Simonton).
Será que realmente nos comovemos com a realidade? Realidade esta que conhecemos? Na sua agenda há espaço para receber aqueles que estão sofrendo? “Quando você toma conhecimento de um problema, se torna responsável diante de Deus pela solução desse problema.

Se você não está interessado em ajudar, não faça perguntas. O irmão André diz que quando você pergunta sobre determinada necessidade, vai acabar descobrindo que está sendo chamado para atender a essa necessidade”. Tudo que exige de nós uma ação cristã, e simplesmente recuamos por causa de nossos interesses pessoais e às vezes egoístas, é pecado.


“A falta de pão na mesa do pobre pode ser denúncia de falta de espiritualidade no altar dos cristãos.” (Carlos Queiroz).

Em pouco tempo, em todo o mundo, pelo menos mais 100 milhões de pessoas vão estar passando fome, juntando-se aos já pelo menos 845 milhões de famintos que vivem nas favelas das cidades ou nas beiras de estradas esperando algum serviço semi-escravo numa plantação de cana ou fazenda de gado ou mina de diamante.Mais de 7 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem de fome anualmente, ou de causas relacionadas a ela.
E milhares de outras vivem sem alimentação suficiente, o que prejudica seu crescimento físico e seu desenvolvimento intelectual. É uma situação sobre a qual devemos refletir. O que estamos fazendo, como indivíduos, como discípulos de Jesus Cristo para reverter ou até mesmo para minimizar essa situação?



Me sinto totalmente triste e incapacitado diante de tudo isso, pois não tenho poder para mudar essa situação, por isso estou fazendo essa pequena e inútil parte, pois nada do que eu escrever aqui vai mudar o que está acontecendo, mas se alguém com poder político, social ou qualquer coisa pudesse ler meus artigos ou muitos outros que existem por aí, e vissem de perto tudo isso, e fizesse alguma coisa, mas na prática mesmo, talvez conseguíssemos mudar tudo isso e dar um fim nesse problema ou pelo menos amenizaria a dor de muitos.

Se tem algo que empobrece a vida cristã em nossos dias, é a falta de piedade! (Tg 2:15-16).Vivemos um tempo de muitos ‘levitas’ e ‘sacerdotes’ e poucos ‘samaritanos’ (Lc 10:30-37). Na Bíblia aprendemos que Deus é um Deus que se alegra em ter misericórdia. Examinemos cuidadosamente 1ª Corintios 13:1-7. Nada existe, não importa quão maravilhoso ou extraordinário possa ser, que não é arruinado, pelo prisma de Deus, pela ausência do AMOR...O extraordinário...Se exercitadas sem AMOR, tudo que se produz será somente barulho e um som vazio. Se o AMOR estiver ausente, não há nada de substância nem de valor duradouro.Pois, sem o AMOR, a mais bela de todas as virtudes não passa de mera aparência, um ruído vazio de significação, não mais digna que a moinha; em suma, não passa de algo grosseiro e ofensivo."Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito. Não sou o que deveria ser, mas não sou o que era antes" (Martin Luther King)

Nenhum comentário:

Postar um comentário