sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ashbel Green Simonton - Exemplo de vocação missionária!

Na manhã do dia 18 de junho de 1859, despediu-se, no porto de Baltimore, de sua mãe e de seu irmão Jonh que o acompanharam até o navio. Sua mãe escreveu no diário dela naquela ocasião: “É difícil separar-se daqueles que talvez não vejamos mais na terra. Mas quando penso no valor das almas imortais que se estão perdendo pela falta do Evangelho puro... Recomendo você com oração e lágrimas ao Senhor, que tudo faz para o bem”.
Oraram fervorosamente por ele e em seguida embarcou num navio à vela chamado Banshee, rumo ao Brasil. Estava deixando para trás sua pátria, família e amigos, muitos dos quais não mais veria nesta terra. Foram 55 dias de viagem, mas desembarcou, finalmente, no porto da capital do Brasil, o Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto daquele ano.“A maior motivação para a ação missionária é tornar Deus conhecido e levar todos os homens a adorá-lo. É isso que move todo esforço missionário, todo chamado e sacrifício. É o senso da glória e majestade de Deus que deve levar homens e mulheres a deixarem tudo, seu lar, família, conforto, país, cultura, para lançarem-se na tarefa de anunciar entre as nações a sua glória e entre todos os povos, a suas maravilhas”. (John Piper).
12 de agosto de 1859, manhã de sexta-feira: um jovem missionário, de 26 anos, chegava a um país grandioso, imperial, reinado por dom Pedro II. “É um lugar lindo, o mais singular e radiante que jamais vi (...) estou pronto para desembarcar”.
À entrada do Rio de Janeiro pôde avistar o Pão de Açúcar e o Corcovado. “Sentiria dificuldade em descrever a emoção que tomou conta de mim ao ver aqueles picos altaneiros dos quais tenho ouvido falar e lido tantas vezes, os quais me dizem que a viagem terminou e cheguei ao meu novo lar e campo de trabalho”.

Descrevendo com precisão seu novo campo de trabalho!
sexta-feira dia 12 de agosto de 1859, 9 horas e 30 minutos.
“Tenho estado, desde as quatro horas, observando a entrada de navios no porto, onde estarão ao abrigo do vento e da maré. Belo lugar, o mais original e notável que jamais vi. Pela beleza, sublimidade, segurança, que contra os ventos, quer contra as ondas, e pela possibilidade de defesa contra os ataques por mar e por terra, um porto assim é quase inconcebível. A baia se estende em volta, guardada por ilhas curiosamente pasmadas, de rochas altas e sólidas, como se fossem ovos com uma ou outra ponta à mostrar. Em cumes aqui e ali, gripam-se igrejas e alegres vivendas (habitações mais ou menos suntuosas). Uma delas é mesmo como pombal no topo de campanário: de certo terá mais de duzentos metros de altura. A entrada da baia é de meia milha de largura: num dos lados há ousada promontório (cabo formado de rochas elevadas) e o Forte Santa Cruz, ali encravado, com pesados canhões pelas encostas: noutra, a torre do Pão de Açúcar, com mais de trezentos metros de altura. Estamos ainda no colo de grande enseada, aproveitando cada minuto, a olhar ora do lado do forte, ora do outro, à distância de um tiro de pedra do Pão de Açúcar. A água é de tal profundidade que o cuidado do timoneiro não será o de evitar que o mastro transversal toque num ou noutro flanco. A cidade jaz a duas milhas de nós, em grande extensão de colinas altas e de montanhas. Já me desfiz da indumentária marítima: dei-a ao camareiro que me prestou bons serviços na viagem. Estou pronto para o desembarque.”

 Frases de Ashbel Green Simonton:
“Sinto-me encorajado pelo aspecto das coisas e esperançoso com o futuro. Existem indicações de que um caminho está sendo aberto aqui para o Evangelho” (Em 31/08/1859).
“Peço a Deus paciência, fé, submissão e preparo paro o pior. Deus é sábio e não faz mal. Cristo está com aqueles que obedecem à Sua vontade...” (Em 28/04/1860).
“É preciso haver entendimento e também fervor, pois se o coração tiver calor sem luz, nada de divino ou celestial haverá nele. Por outro lado, a luz sem calor, uma mente repleta de noções e especulações com o coração frio e indiferente, também nada terá de divino”.
“As grandes verdades da revelação e o estudo das doutrinas mais difíceis da Bíblia têm ocupado a minha atenção e despertado profundo interesse, mas tenho negligenciado excessivamente o cultivo do coração e de uma piedade pessoal e vital”.
“Quanta verdade especulativa eu aceito, que não exerce qualquer influência controladora em meus princípios e motivos”.
 “A própria pressão e a atividade da vida exterior têm empanado a minha comunhão com aquele para quem esses mesmos serviços são feitos. Quantas vezes minhas devoções são formais e apressadas, ou perturbadas por pensamentos de planos para o dia! E pecados, muitas vezes confessados e lamentados, têm mantido seu poder sobre mim. Quem me dera um batismo de fogo que consumisse minhas escórias! Quem me dera um coração totalmente para Cristo!” 

2 comentários:

  1. Parabéns, Minha oração é para o bom Deus abençoar com toda sorte de bençãos,o vosso ministério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida irmão em Cristo - EDILENE... Que as bênçãos dos céus desçam suave sobre sua vida e familia - Salmo 126:5,6

      Excluir