“Para que nos livrarmos
da predestinação teremos de manifestar disposição de rebaixar nosso DEUS a um deus.” (Benjamin B. Warfield).
1º. Depravação Total do Ser Humano (A herança adâmica). Doutrina da total incapacidade moral do
homem como resultado da queda. Sl 51:5; Is 1:6; Rm 3:10-11; 5:12-14; 7:14-19; 1 Co 2:14; Jo 8:43-44. “Todos
pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23; 5:12). Todos foram feitos réus
convictos perante o tribunal de Deus. Ninguém, quer judeu, quer grego, pode
reclamar qualquer direito à Sua misericórdia. Se houver esperança para alguém,
esta tem de depender exclusivamente da graça de Deus.
2º. Eleição Incondicional. É a idéias de uma predestinação que está enraizada nos
decretos sapientíssimo da soberania de Deus desde toda a eternidade na qual o
número dos eleitos é fixo. Sl 119:18; Mc 4:12 com Rm
11:7-10. “A Palavra de Deus mostra quão profunda é a debilidade, ou melhor, a abtusidade
da mente humana, ao afirmar ser ela incapaz de [inerentemente] possui
discernimento espiritual (Calvino). É o “espírito de entorpecimento”. ‘torpor’:
ausência de respostas a estímulos comuns. Indiferença ou inércia moral. É
o estado característico de Efésios 2:1,
‘morto’. – para uma pessoas crer, Deus precisa abri seu coração. At 28:23-28; [At
13:48; 16:14] Precisamos estar plenamente conscientes de que não podemos
extrair qualquer proveito da Escritura se o Espírito de Deus não nos acompanhar
em nossa leitura e meditação. A Bíblia pode ser interpretada e entendida até
mesmo por um incrédulo ateu. Deus se acomodou a linguagem humana, é por isso
que um descrente pode entender a mensagem de salvação; pode entender que a
Bíblia ensina sobre um Deus soberano que enviou seu Filho para morrer e
ressuscitar por todos aqueles a quem ele escolheu antes dos tempos eternos; o
único problema é, mesmo entendendo tudo isso, o incrédulo não pode crer, ou não
aceitar esses ensinamento. Ou seja: Um incrédulo pode ler a Bíblia quantas
vezes for possível, ele jamais terá uma atitude de contrição, adoração e culto.
Sua mente jamais ficara cativa a vontade de Deus.Mas pelo contrário: O pecador
não regenerado é uma pessoa escravizada a desejos grosseiros. Calvino compara
este estado com o homem animal e o espiritual: “Uma vez que o espiritual denota o homem cujo
entendimento é regulado pela iluminação do Espírito de Deus, não pode haver
dúvida de que o animal significa o
homem que é deixado, por assim dizer, simplesmente numa condição natural [in
puris naturalibus]. Pois a alma [anima] pertence à natureza, mas o Espírito vem
de uma comunicação supernatural [ex dono supernaturali]. Para uma pessoa ser
salva (conf. Mc 4:12), Deus precisa querer [se observamos o texto com cuidado,
Jesus não parecia interessado na salvação deles]. Em segundo lugar, é
essencial, indispensável que o Espírito Santo ilumine os nossos olhos e abra
nossos corações para que entendamos e creiamos. João Calvino declara que “a
Palavra de Deus é uma espécie de sabedoria oculta, cuja profundidade a frágil
mente humana não pode alcançar. Assim, a luz bilhar nas trevas, até que o Espírito
abra os olhos ao cego... só quando Deus irradia em nós a luz de seu Espírito é
que a Palavra logra produzir algum efeito”.
Ainda comentando 1ª Coríntios 2:12 ele diz:
“A palavra conhecer é usadas, a fim
de externar mais plenamente a convicção da confiança. Não obstante, notemos bem
que AA mesma não é obtida por vias naturais, nem é assimilada por nossa
capacidade mental de compreensão, senão que depende completamente de revelação
do Espírito”. “Rm 9:16; Fp 2:13; Jo 6:37,39; 6:65; 15:15…
3º. Expiação Limitada. O que é isso? (A pergunta inteligente é: Por quem Cristo morreu?). É a idéia de que a expiação de Cristo foi designada pelo Pai como
único meio pelo qual ele levaria seus eleitos à salvação. ”Para entendermos por que é limitada,
precisamos compreender o que é expiação. A expiação foi a obra substitutiva de
Cristo na cruz em nosso favor e em nosso lugar. Cristo salva a todos sem
acepção, mas não a todos sem exceção. A doutrina do universalismo, que todos,
sem exceção, serão salvos não tem amparo nas Escrituras. Cristo não morreu para
possibilitar a nossa salvação; ele morreu como nosso substituto, para efetivar
a nossa salvação. Cristo morreu pela sua igreja (Ef 5.25), pelas suas ovelhas
(Jo 10.11). Aqueles são escolhidos, são chamados e justificados no sangue de
Cristo e todos aqueles que são justificados, nos decretos de Deus, já estão
glorificados (Rm 8.30). A morte de Cristo, portanto, foi substitutiva. Ele
pagou a nossa dívida. Ele carregou em seu corpo nossos pecados sobre o madeiro.
Nossas transgressões foram lançadas sobre ele. Ele morreu pelos nossos pecados
ao se fazer pecado por nós. Ele
satisfez completamente as demandas da lei em nosso lugar. Agora, estamos quites
com a justiça de Deus e com a lei de Deus. Por isso, não pesa mais nenhuma
condenação sobre aqueles que estão em Cristo Jesus. Oh, bendita salvação!” (Hernandes
Dias Lopes).
1 Pedro 2:9; Ef 5:25; 1:4-5; João
10:15;10:25; Jonas 2:9c. Ø
A conversão composta de arrependimento e fé é um dom de Deus. O arrependimento
é algo concedido (At 11:18). De quem é a
fé? Ef 2:8,9; Ts 3:2; Tt 1:1.
4º. Graça Irresistível. O que é isso? É a doutrina teológica do chamado eficaz,
ou seja, quando o Espírito Santo chama as pessoas e efetua a regeneração, essa
obra da graça divina é tão poderosa que nenhuma resistência humana pode superar. “O mesmo Deus que elege, também chama seus
eleitos. Há dois chamados: um externo e outro interno. Há um chamado dirigido
aos ouvidos e outro ao coração, um chamado geral e outro específico. Muitos são
chamados, mas poucos escolhidos. As ovelhas de Cristo ouvem sua voz e o seguem.
Jesus disse: Ninguém pode vir a mim se o Pai não o trouxer. A fé vem pelo ouvir
e ouvir a Palavra de Cristo. Esse chamado pode ser resistido temporariamente,
mas não finalmente, pois a Escritura diz: "Aos que Deus predestinou, a
esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que
justificou, a esses também glorificou". (Hernandes Dias Lopes).
Continuando o exame das Escrituras: Jr 31:3; Jo
6:44; Ef 2:2-5; At 16:14;
5º. Perseverança dos Santos. O que é isso? É a posição
teológica sustentada na Palavra de Deus da eterna segurança que afirma que, uma
vez que está num estado de graça, a pessoa permanecerá nesse estado para
sempre. “Aqueles que foram
escolhidos por Deus na eternidade, chamados por Deus na história, justificados
pelo sangue de Cristo e selados com o Espírito Santo da promessa têm a garantia
da vida eterna. Jesus dá às suas ovelhas a vida eterna. Essas ovelhas estão
seguras em seus braços e ninguém as arrebatará das suas mãos. Aquele que
começou a fazer a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Na verdade, nada neste mundo nem no porvir pode separar-nos do amor de Deus que
está em Cristo Jesus. O mesmo Deus que nos dá a salvação nos assegura a
salvação. Podemos tomar posse da vida eterna e ter a certeza da vida eterna,
pois Deus Pai nos escolheu, Deus Filho nos remiu e o Deus Espírito Santo nos
regenerou e nos selou para o dia da redenção. Glória ao Deus Triúno por tão
grande salvação! (Hernandes Dias Lopes).
Fp 1:6; Jo 10:28; 10:18; 2 Tm 1:12; Rm 8:31-39; Hb 13:5b; Is 49:15;
43:2; 46:4; Jo 6:51; 4:14.
Rev. Misael Ferreira de Oliveira
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