sábado, 16 de fevereiro de 2013

Os Cinco Pontos Bíblicos do Calvinismo


“Para que nos livrarmos da predestinação teremos de manifestar disposição de rebaixar nosso DEUS a um deus.” (Benjamin B. Warfield).
1º. Depravação Total do Ser Humano (A herança adâmica). Doutrina da total incapacidade moral do homem como resultado da queda. Sl 51:5; Is 1:6; Rm 3:10-11; 5:12-14; 7:14-19; 1 Co 2:14; Jo 8:43-44. “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23; 5:12). Todos foram feitos réus convictos perante o tribunal de Deus. Ninguém, quer judeu, quer grego, pode reclamar qualquer direito à Sua misericórdia. Se houver esperança para alguém, esta tem de depender exclusivamente da graça de Deus.
2º. Eleição Incondicional. É a idéias de uma predestinação que está enraizada nos decretos sapientíssimo da soberania de Deus desde toda a eternidade na qual o número dos eleitos é fixo.  Sl 119:18; Mc 4:12 com Rm 11:7-10. “A Palavra de Deus mostra quão profunda é a debilidade, ou melhor, a abtusidade da mente humana, ao afirmar ser ela incapaz de [inerentemente] possui discernimento espiritual (Calvino). É o “espírito de entorpecimento”. ‘torpor’: ausência de respostas a estímulos comuns. Indiferença ou inércia moral. É o  estado característico de Efésios 2:1, ‘morto’. – para uma pessoas crer, Deus precisa abri seu coração. At 28:23-28; [At 13:48; 16:14] Precisamos estar plenamente conscientes de que não podemos extrair qualquer proveito da Escritura se o Espírito de Deus não nos acompanhar em nossa leitura e meditação. A Bíblia pode ser interpretada e entendida até mesmo por um incrédulo ateu. Deus se acomodou a linguagem humana, é por isso que um descrente pode entender a mensagem de salvação; pode entender que a Bíblia ensina sobre um Deus soberano que enviou seu Filho para morrer e ressuscitar por todos aqueles a quem ele escolheu antes dos tempos eternos; o único problema é, mesmo entendendo tudo isso, o incrédulo não pode crer, ou não aceitar esses ensinamento. Ou seja: Um incrédulo pode ler a Bíblia quantas vezes for possível, ele jamais terá uma atitude de contrição, adoração e culto. Sua mente jamais ficara cativa a vontade de Deus.Mas pelo contrário: O pecador não regenerado é uma pessoa escravizada a desejos grosseiros. Calvino compara este estado com o homem animal e o espiritual: “Uma vez que o espiritual denota o homem cujo entendimento é regulado pela iluminação do Espírito de Deus, não pode haver dúvida de que o animal significa o homem que é deixado, por assim dizer, simplesmente numa condição natural [in puris naturalibus]. Pois a alma [anima] pertence à natureza, mas o Espírito vem de uma comunicação supernatural [ex dono supernaturali]. Para uma pessoa ser salva (conf. Mc 4:12), Deus precisa querer [se observamos o texto com cuidado, Jesus não parecia interessado na salvação deles]. Em segundo lugar, é essencial, indispensável que o Espírito Santo ilumine os nossos olhos e abra nossos corações para que entendamos e creiamos. João Calvino declara que “a Palavra de Deus é uma espécie de sabedoria oculta, cuja profundidade a frágil mente humana não pode alcançar. Assim, a luz bilhar nas trevas, até que o Espírito abra os olhos ao cego... só quando Deus irradia em nós a luz de seu Espírito é que a Palavra logra produzir algum efeito”.
Ainda comentando 1ª Coríntios 2:12 ele diz: “A palavra conhecer é usadas, a fim de externar mais plenamente a convicção da confiança. Não obstante, notemos bem que AA mesma não é obtida por vias naturais, nem é assimilada por nossa capacidade mental de compreensão, senão que depende completamente de revelação do Espírito”. “Rm 9:16; Fp 2:13; Jo 6:37,39; 6:65; 15:15…
3º. Expiação Limitada. O que é isso? (A pergunta inteligente é: Por quem Cristo morreu?). É a idéia de que a expiação de Cristo foi designada pelo Pai como único meio pelo qual ele levaria seus eleitos à salvação.Para entendermos por que é limitada, precisamos compreender o que é expiação. A expiação foi a obra substitutiva de Cristo na cruz em nosso favor e em nosso lugar. Cristo salva a todos sem acepção, mas não a todos sem exceção. A doutrina do universalismo, que todos, sem exceção, serão salvos não tem amparo nas Escrituras. Cristo não morreu para possibilitar a nossa salvação; ele morreu como nosso substituto, para efetivar a nossa salvação. Cristo morreu pela sua igreja (Ef 5.25), pelas suas ovelhas (Jo 10.11). Aqueles são escolhidos, são chamados e justificados no sangue de Cristo e todos aqueles que são justificados, nos decretos de Deus, já estão glorificados (Rm 8.30). A morte de Cristo, portanto, foi substitutiva. Ele pagou a nossa dívida. Ele carregou em seu corpo nossos pecados sobre o madeiro. Nossas transgressões foram lançadas sobre ele. Ele morreu pelos nossos pecados ao se fazer pecado por nós. Ele satisfez completamente as demandas da lei em nosso lugar. Agora, estamos quites com a justiça de Deus e com a lei de Deus. Por isso, não pesa mais nenhuma condenação sobre aqueles que estão em Cristo Jesus. Oh, bendita salvação!” (Hernandes Dias Lopes).
1 Pedro 2:9; Ef 5:25; 1:4-5; João 10:15;10:25; Jonas 2:9c. Ø A conversão composta de arrependimento e fé é um dom de Deus. O arrependimento é algo concedido (At 11:18). De quem é a fé? Ef 2:8,9; Ts 3:2; Tt 1:1.
4º. Graça Irresistível. O que é isso? É a doutrina teológica do chamado eficaz, ou seja, quando o Espírito Santo chama as pessoas e efetua a regeneração, essa obra da graça divina é tão poderosa que nenhuma resistência humana pode superar. “O mesmo Deus que elege, também chama seus eleitos. Há dois chamados: um externo e outro interno. Há um chamado dirigido aos ouvidos e outro ao coração, um chamado geral e outro específico. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos. As ovelhas de Cristo ouvem sua voz e o seguem. Jesus disse: Ninguém pode vir a mim se o Pai não o trouxer. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Cristo. Esse chamado pode ser resistido temporariamente, mas não finalmente, pois a Escritura diz: "Aos que Deus predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou". (Hernandes Dias Lopes).
Continuando o exame das Escrituras: Jr  31:3; Jo 6:44; Ef 2:2-5; At 16:14;
5º. Perseverança dos Santos. O que é isso? É a posição teológica sustentada na Palavra de Deus da eterna segurança que afirma que, uma vez que está num estado de graça, a pessoa permanecerá nesse estado para sempre. Aqueles que foram escolhidos por Deus na eternidade, chamados por Deus na história, justificados pelo sangue de Cristo e selados com o Espírito Santo da promessa têm a garantia da vida eterna. Jesus dá às suas ovelhas a vida eterna. Essas ovelhas estão seguras em seus braços e ninguém as arrebatará das suas mãos. Aquele que começou a fazer a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus. Na verdade, nada neste mundo nem no porvir pode separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus. O mesmo Deus que nos dá a salvação nos assegura a salvação. Podemos tomar posse da vida eterna e ter a certeza da vida eterna, pois Deus Pai nos escolheu, Deus Filho nos remiu e o Deus Espírito Santo nos regenerou e nos selou para o dia da redenção. Glória ao Deus Triúno por tão grande salvação! (Hernandes Dias Lopes).
Fp 1:6; Jo 10:28; 10:18; 2 Tm 1:12; Rm 8:31-39; Hb 13:5b; Is 49:15; 43:2; 46:4; Jo 6:51; 4:14.
Rev. Misael Ferreira de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário