sábado, 1 de outubro de 2011

A Bíblia na evangelização do mundo


“Sem a Bíblia, a evangelização do mundo seria não apenas impossível, mas também inconcebível. A Bíblia impõe-nos a resposabilidade de evangelizar o mundo, dá-nos um evangelho a proclamar, diz-nos como fazê-lo e declara-se o poder de Deus para a salvação de cada crente.
Além disso, é fato notável, na história passada e contemporânea, que o grau de compromisso da Igreja com a evangelização do mundo é proporcional ao grau de sua convicção da autoridade da Bíblia. Sempre que o cristão perde a confiança na Bíblia, seu zelo pela evangelização acaba se esvaziando. Inversamente, se ele estiver convencido acerca da Bíblia, estará também determinado a evangelizar.”
(John R. W. Stott. Perspectivas no Movimento Cristão Mundial. P.19)

A Igreja Local e Missões
A Igreja local é a base para missão, evangelização e plantação de novas igrejas.
“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.“ (Atos 6.42).
Minha proposta é buscar na Palavra de Deus uma compreensão um pouco mais abrangente da grande importância da igreja local na tarefa missionária.
Creio que cada igreja local precisa fortalecer sua visão missionária e assumir uma posição bem definida e participativa na obra de missões. “A obra missionária é basicamente uma responsabilidade da igreja local, pois esta é o celeiro de missionários. É da igreja local que saem os recursos para as missões e por ela devem ser administrados. Ela é que deve se preocupar com os grupos não alcançados da cidade, da região e de todo o mundo... A igreja local, uma vez que compreenda sua importância para as missões, não pode transferir essa responsabilidade. Nenhuma agencia missionária, denominacional ou não, poderá assumir a responsabilidade da igreja local. Não estou dizendo que tais instituições devam desaparecer. Na verdade, elas têm seu papel e sua importância. Contudo, vemos hoje essas agências ultrapassarem seus limites, assumindo as funções da igreja e chegando a decidir boa parte da vida do missionário: ministério, local de trabalho, sustento finenceiro, transferência, entre outros aspectos. Definitivamente, a igreja local precisa assumir sua parte, precisa deixar de transferir para outras organizações o que é tarefa sua. Da igreja local é a visão e a vocação. A transferência dessa responsabilidade resultará em dormência e no distanciamento de seu dever para a obra missionária”. (Carlos Del Pino – Perspectivas no Movimento Cristão Mundial. P. 139,142)
              A igreja local precisa conscientizar-se e ver a si mesma como a principal agência missionária da face da terra. Ela deve orar com isso em mente, agir com isso em mente, pregar com isso em mente, trabalhar com isso em mente.
           Acrescento ao que foi dito o comentário de John Stott: “A dimensão global da missão cristã é irresistível. O cristão individual e as igrejas locais que não se comprometem com a evangelização do mundo estão contradizendo, por cegueira ou por desobediência, uma parte essencial de sua identidade, a qual provém de Deus. O mandato bíblico para a evangelização do mundo não pode ser ignorado”.
rev_­misael@superig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário