sábado, 1 de outubro de 2011

“Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupas, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar... Depois o Rei dirá aos que estiveremà sua esquerda: Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos” Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água. Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupas, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim”. (Mt 25:31-46 – BLH)
Esse texto proferido por Jesus contém lições que demandam atenção especial de nossa parte. Aqui Jesus nos diz que o juízo final será um julgamento baseado em critérios muito simples. O Juízo Final será um julgamento de acordo com as evidências. As obras dos homens serão as testemunhas que serão trazidas a frente, sobretudo suas obras de caridade. A questão a ser esclarecida será não apenas o que dissemos, mas o que fizemos; não será meramente aquilo que professamos, mas sobre o que realizamos. A autenticidade de nossa fé será testada pela qualidade de nossa vida. A fé que não tem obras, por si só está morta. (Tg 2:17). A grande dificuldade de muitos naquele dia, vai estar intrinsecamente ligado entre ORTODOXIA e ORTOPRAXIA. Entre doutrina e aplicabilidade. Ou seja: Entre o evangelho propagado (pregado) e o Evangelho praticado. “Kérigma” (pregação) “ergon gar kalon érgássto eis émé”. Ou seja: as boas obras para com Deus e o próximo (Mt 26:10). Kérigma e érgassto (pregação e ação). Entre o evangelho dos púlpitos e o evangelho da vida de Romanos 12:1. Entre o evangelho da FALA e o que vai lá e FAZ. Pois muitos são aqueles que afirmam crer nas Escrituras como única regra de fé e pratica, mas a negam na pratica. O critério de julgamento será pelas evidências éticas sociais: “tive fome”, “tive sede”. Jesus nos ensina que o critério último pelo qual cada ser humano, cada consciência humana nesse planeta vai ser julgado, é o critério do AMOR que foi capaz da solidariedade, ou da OMISSÃO que foi capaz daquele homicídio calado, vendo o outro morrendo sem fazer nada! Jesus nos diz que naquele dia, a humanidade vai ser reunida na presença de Deus. E Ele diz que cada consciência humana vai ter a chance de descobrir, de perceber o que a pessoa fez na vida, como ele foi capaz de AMAR. E Ele diz que vai separar uns dos outros (ovelhas de bode). Colocará uns de um lado... E vai dizer-lhes: “Vocês vão ficar aqui separados de mim é porque vocês quiseram viver separados de Deus e do próximo e de si mesmos (ver: versos 42-43). Jesus diz que o inferno é para os egoístas e insensíveis que não são capazes de AMAR. Para os que se recusam a prática do bem, da caridade para com o seu semelhante. “Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg 2:13). Por isso, quem se afastou do próximo, se afastou de Deus. Quem se afastou de Deus se afastou do próximo. Quem quer viver afastado de Deus e do próximo, vai viver sozinho eternamente! E o inferno é isso. Solidão, separação. Ausência total de Deus. Inferno, antes de ser um lugar de cha!!!!mas... São todas essas figuras para caracterizar um determinado estado de sofrimento. Mas o inferno, antes de qualquer coisa, é sobre tudo um lugar de solidão, onde o ser egoísta vai viver seu egoísmo. Onde o ser que não quis conexão com ninguém, vai viver desconectado (separado). Onde o ser que não queria ser solidário para com Deus e para com o próximo, vai viver todo o tempo, toda eternidade para si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário